Ovelhas ou protagonistas?

Compartilhe esse post

Homilia do IVº Domingo da Páscoa

09/05/2009

Leituras:

At 2,14a.36-41

Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. cf. 1.2c)

1Pd 2,20b-25

Jo 10,1-10

Eu sou o Bom Pastor. Esta imagem maravilhosa do evangelho de São João triunfa no quarto domingo de Páscoa. Uma imagem que já fazia parte da tradição judaica e presente no Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”.

Na Igreja, esta imagem do Cristo Pastor foi transferida para os padres e bispos, pastores do povo de Deus. O grande desafio da liderança eclesiástica é conduzir o povo de Deus, as ovelhas, segundo um pastoreio moderno que saiba discernir a ação do Espírito Santo na história e descobrir os “sinais dos tempos”.

No Brasil tivemos grandes pastores e profetas como Dom Helder Câmara, absurdamente esquecido quando vivo e hoje comemorado e valorizado no centenário do seu nascimento¹. Mas hoje o que significa ser pastor e ser ovelha?

Primeiramente o pastor deve conhecer a vida das ovelhas, deve saber o que acontece com elas. A sociedade Brasileira sofreu mudanças profundas e significativas; a família passa por mudanças também profundas; a pessoa, mais que como sujeito de deveres, se percebe como alguém criado por ser feliz e realizado.

Por isso, as pessoas abraçam aquilo que entendem como belo e bom para própria vida e não apenas aquilo que é mandado. Ensinar a verdade é, portanto, mostrar que ela é boa e nos faz realizados e feliz. Um Bom pastor ensina que a verdade é bela, bonita pra se viver. Não podemos mais “induzir”, mas devemos conduzir.

Me chamou atenção um trabalho do teólogo Renold Blank cujo título é: “Ovelha ou protagonista”.

Quanto aos pastores nos diz: ”O grande desafio para a igreja é este: conhecer e compreender essa nova situação. Para que isso seja possível, devemos em primeiro lugar, conhecer os verdadeiros anseios dos habitantes de nossas sociedades urbanas. Devemos conhecer suas angustias, os seus desejos e frustrações”.

O Bom Pastor é, portanto, um homem de diálogo, que sabe colocar em jogo seu coração, que saiba aprender a pratica da partilha; é com certeza o homem da compaixão e da misericórdia. O fato que ele tenha claro na sua mente o que é pecado, nunca o deve dispensar de tratar com amor o pecador.

Quanto as ovelhas, que se decidam a ser protagonistas de suas vidas, para que a decisão de seguir o Bom Pastor, não seja apenas um ato de acompanhamento da massa, mas a decisão livre e corajosa de construir Reino de Deus junta ao Pastor, para que o nosso mundo seja mais justo, fraterno e acolhedor.

¹ Dom Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909 e o texto acima foi escrito pelo padre Graziano em 2009.

Texto publicado originalmente no site da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Navegue pelas tags e descubra mais sobre esse tema

Veja mais espiritualidades do padre Graziano