Agência Consular

Padre Graziano Cirina foi nomeado Correspondente Consular em 1999, pelo então cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dr. Alberto Pieri.

Sempre no espirito de solidariedade com seus compatriotas e seus descendentes, já prestava um serviço voluntário aos Italianos da cidade e região.

Foi tradutor juramentado do Consulado italiano em BH por vários anos.

Em setembro de 2005, Padre Graziano Cirina foi nomeado pelo então cônsul da Itália em Belo Horizonte Dr. Gabriele Annis, Agente Consular honorário d’Itália em Poços de Caldas, em um momento difícil para ele, pois havia sofrido um acidente bastante sério em junho daquele ano. Mesmo assim o espirito missionário e solidário sempre falou mais alto e abraçou este trabalho voluntário.

Em fevereiro de 2006 foi inaugurada a Agência Consular Honorária em Poços de Caldas.

Padre Graziano e o então cônsul da Itália na inauguração da Agência Consular em 2006

O objetivo sempre foi ajudar os italianos e seus descendentes diminuindo a distância entre eles e o Consulado Italiano em BH sendo que o sul de Minas possui uma das maiores concentrações de italianos e para a maioria a dificuldade de acesso ao Consulado sempre foi grande.

O Padre Graziano como Agente Consular ajudou milhares de famílias fazendo esta ligação com o Consulado, tornando possível a emissão do Passaporte italiano, a legalização de documentos, a solicitação de visto e até mesmo assistência para italianos com dificuldade financeira e muitos outros serviços através da Agencia Consular.

Inúmeros italianos e seus descendentes em Poços e toda região foram beneficiados pelo trabalho voluntário e solidário que o Padre Graziano fez como Agente Consular. Foi um trabalho intenso no resgate da origem e reconhecimento da cidadania italiana para milhares de famílias. Era uma alegria imensa para o padre realizar o sonho de seus conterrâneos.

Uma característica sempre marcante do padre foi a solidariedade, tudo que fazia era com muito amor ao próximo, sem medir esforços.

A Agencia Consular deveria ser um órgão de informação e orientação, mas com ele foi além disso, ele auxiliava na execução também, devido as dificuldades de muitas pessoas simples tinham. O trabalho dele enquanto Agente Consular sempre foi exercido como missão.

Inclusive uma conquista inédita do padre Graciano Cirina como Agente Consular foi trazer o Consulado italiano de Belo Horizonte em missão itinerante para emissão de Passaportes. 

Infelizmente por questões de saúde ele pediu afastamento da função de Agente Consular Honorário d’Itália e a Agencia Consular Honorária teve suas funções encerradas em dezembro de 2018.

Foto feita em 2017. Na foto, da esquerda para a direita: Padre Graziano, secretário-geral da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais, Leonardo Freitas, prefeito em 2017 Sérgio Azevedo, consulesa Aurora Russi e seu esposo Eduardo Russi