Vamos minha gente

      Vamos Minha Gente é um espetáculo baseado no consagrado musical italiano “Forza Venite Gente” criado em 1981 por Michele Paulicelli e que já realizou milhares de apresentações por toda Europa retratando a vida e obra de São Francisco de Assis, um jovem nascido no século XIII, em Assis na Itália e que abandonou o conforto de uma vida rica e se juntou aos pobres, na busca de encontrar um novo sentido para sua vida.

            Partindo do ponto de vista do pai e sua dificuldade em aceitar a nova forma de viver do filho, o musical traz à tona em linguagem atual, o eterno conflito entre pais e filhos, entre a razão e a fé, entre o ter e o ser.

        Ao apresentar este resumo da vida de Francisco o espetáculo sugere uma reflexão sobre a busca da paz entre povos, raças, e religiões diferentes, partilhando o sonho de um mundo mais justo e mais fraterno, com ênfase no esforço comum para uma convivência pacífica, no respeito recíproco e na descoberta do diferente, não como obstáculo, mas como riqueza.

         Tudo começou no final de 1998 quando Padre Graciano confidenciou a um grupo de jovens do Grupo JOC – Jovens em Cristo, o qual era diretor espiritual, o sonho de adaptar para o Brasil o mais famoso espetáculo italiano sobre a vida de São Francisco de Assis.

      O grupo que já há alguns anos encenava na Páscoa um emocionante espetáculo sobre a “Paixão de Cristo” na Capela de São Benedito, topou.

      Começaram então os ensaios utilizando-se o espaço cedido pelo Asilo São Vicente de Paulo, Colégio Jesus Maria José e pela Prefeitura Municipal no Salão Azul do Palace Casino, com a direção coreográfica da Professora Márcia de Oliveira Viana.

      Enquanto isso Padre Graziano ocupou-se da tradução e adaptação das canções do espetáculo para o português e da aprovação do projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº. 6363/96, tendo como parceira a empresa Circullare Poços de Caldas, que possibilitou a confecção do cenário, do figurino e de parte da gravação do CD, pelos cantores do próprio grupo e do Padre Graziano Cirina na voz de Francisco, em um estúdio em Cachoeira Paulista-SP.

      Foram dois anos de preparação, aulas semanais de dança, canto, interpretação, ensaios e mais ensaios.

      Finalmente o espetáculo estreou na noite de 24 de dezembro de 2001, na Praça da Sé na cidade dê São Paulo-SP, em um especial de natal dedicado à população de rua.

      Desde a estreia até hoje, foram 45 apresentações, em que milhares de pessoas já puderam assistir ao vivo o musical, sempre com ótima aceitação do público, que se encanta com a produção, cenário, figurino, e a forma como a mensagem é transmitida.

      Podemos destacar três momentos importantes na história do Teatro: a estreia na Praça da Sé (2001) que proporcionou ao grupo experiência incomum; a apresentação no Santuário de Aparecida/SP (2003), sendo inclusive transmitido ao vivo em rede nacional pela TV Canção Nova e TV Aparecida; por fim as apresentações no Teatro SESI/MINAS em Belo Horizonte (2005), todas com sucesso de público.

      Em 2005 constituiu-se a Cia de Artes Vamos Minha Gente, entidade cultural sem fins lucrativos, que busca através da arte, acrescentar na vida das pessoas bons sentimentos de cidadania, responsabilidade social, cultural e ambiental.

      A partir de 2005 a Companhia passa a contar com a direção artística da Prof. Thelma Regina de Azevedo e de Miguel Gonçalves (Miguelzinho).       

      O espetáculo é encenado em dois atos nos quais são apresentados ícones da vida de Francisco de Assis, em 19 músicas coreografadas. Os diálogos entre o pai de Francisco, Pedro Bernardone, e uma mendiga que andava nos arredores de Assis, completam o musical composto por cerca de 40 integrantes entre atores, dançarinos e equipe técnica.