“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”

Compartilhe esse post

Homilia do Vº Domingo da Páscoa

(20/05/2014)

O evangelho deste dia começa com uma frase de consolação: não fiquem perturbados, tenham fé. A mensagem de hoje quer nos ajudar a nos achar nos caminhos do mundo. Não há dúvida de que existam muitos caminhos que hoje são oferecidos. Isso gera muitas inseguranças nas pessoas e se é verdade que o mundo parece “perdido”, nós também estamos perdidos.

O Caminho é indicado exatamente para aqueles que não sabem mais para onde ir. Qual está sendo o Caminho da minha vida? O que estou construindo com a minha vida? O que ou quem orienta de verdade minhas decisões?

Nesta insegurança se instala a maior das dúvidas: será que vale a pena seguir o evangelho? Será que vale a pena tentar amar a todos num mundo onde a maioria só pensa em si mesmo e muitos querem se aproveitar da bondade dos outros? Será que vale a pena repartir, ser caridosos, generosos, quando todos só pensam em juntar mais? Sabemos e vemos todo dia que mesmo sem dar uma resposta explicita a estas perguntas muitos já abandonaram a pratica do evangelho e da palavra do Senhor em suas vidas. Suas vidas não são orientadas pelo Caminho que é Jesus.

Por isso o Senhor se oferece como o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele nos oferece uma vida plena de sentido, a busca de uma felicidade verdadeira, a nossa plena realização. Se trata, portanto, de apostar neste caminho: moldar nossa vida, nosso agir, nossas escolhas mais importantes na Palavra e exemplo de Jesus. Ter Jesus como caminho não é apenas uma expressão de devoção, mas uma precisa escolha de vida.

Nos momentos mais complicados, no conjunto de minhas atitudes, será o exemplo de Cristo a me iluminar. Isso não acontece apenas com as nossas forças, mas temos a sua ajuda. Primeiramente o dom do Espírito Santo que nos sugere, nos fortalece nos faz discernir. Depois a Comunidade onde nunca serei sozinho, mas parte de uma comunhão, de uma caminhada comum, que me une aos irmãos que estão ao meu lado. Seguir Jesus como Caminho não é um esforço solitário, mas fruto de uma comunhão concreta que me faz caminhar com pessoas reais, com seus limites e suas virtudes.

Jesus ainda se oferece como Verdade. A cultura transmite muitas mentiras que nos iludem e nos enganam para favorecer muitos interesses. Muitos querem fazer de nós consumadores, eleitores, clientes, ouvintes, telespectadores, mas ninguém se preocupa com a nossa felicidade. Jesus não tem interesses, Ele quer nos amar e mostrar o caminho da vida. A comunidade Cristã, a Igreja, a paróquia, as pastorais deveriam trabalhar sem interesses, a não ser aquele de nos tornar felizes. Se quisermos então comunidades verdadeiras precisamos participar delas e nos colocar a serviço da vida verdadeira, seguindo Jesus nosso Caminho.

Homilia publicada originalmente no site da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Navegue pelas tags e descubra mais sobre esse tema

Veja mais espiritualidades do padre Graziano