Uma breve biografia do Padre Graziano

1957

Padre Graziano Cirina, nasceu em 24 de maio de 1957 na cidade de Cagliari, uma ilha na região da Sardenha, Itália.

1984

No ano de 1984 formou-se em Teologia e, posteriormente, concluiu a pós-graduação em Teologia Pastoral na Pontifícia Faculdade do Sagrado Coração em Milão.

E em 23 de abril do mesmo ano foi ordenado padre em sua cidade na paróquia São Carlos Borromeu e ingressou na Comunidade Missionária de Villaregia.

1988

Visitou o Brasil pela primeira vez em 1988 onde atuou na Paróquia de São Sebastião em Belo Horizonte, Minas Gerais

1989

O primeiro contato de Padre Graziano com Poços de Caldas foi em 1989, onde veio ministrar um encontro para jovens da Pastoral da Juventude sobre a experiência de viver em comunidade; experiência essa que ele e sua equipe viviam em Belo Horizonte na Comunidade de Bethânia. Pouco depois ele estreitou laços de amizade com a família Resende em Poços de Caldas, onde cresceu seu amor pela cidade, vindo após isso ser vigário na Paróquia São João Bosco.

1994

Após a primeira visita retornou a Itália onde amadureceu seu chamado missionário e em 1994 veio em definitivo para o Brasil sendo incardinado na Diocese de Guaxupé, onde foi vigário na paróquia São João Bosco de Poços de Caldas até 1999.

1999

Em abril 1999 recebeu a tarefa de fundar uma nova paróquia em Poços de Caldas. Esta foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lá permaneceu como pároco até o dia 4 de abril de 2018, após essa data continuou sua missão no Sagrado como pároco emérito.

Também em 1999 fundou a Companhia de Artes Vamos Minha Gente, onde permaneceu diretor e presidente de honra, cujo maior trabalho foi o espetáculo “Vamos Minha Gente” que revelou toda a dimensão artística e cultural do Padre Graziano ao traduzir e adaptar para o Brasil o famoso musical italiano sobre São Francisco de Assis. Também exerceu seu talento artístico em participações e gravações de CD’s de músicas católicas.

2005

Na sociedade civil foi Agente Consular da Itália em Poços de Caldas de 2005 a 2018, cumprindo sua missão e trabalho de forma voluntária auxiliando os imigrantes italianos do Sul de Minas e seus descendentes.

2007

No ano de 2007 fundou a APHAS – Associação de Promoção Humana e Ação Social e permaneceu presidente até novembro de 2020.

O objetivo da APHAS é integrar e promover o desenvolvimento das pessoas, especialmente as que vivem em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações baseadas nas políticas públicas de assistência social. Obra que está em constante expansão e cresce a cada ano gerando frutos e mais frutos da semente um dia plantada pelo padre Graziano.

2012

No ano de 2012 participou da fundação do Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas, no qual permaneceu integrante até sua morte.

A associação tem por objetivo favorecer e fortalecer a integração entre brasileiros e italianos resgatando e incentivando a tradição e cultura italiana.

2020

Na noite do dia 30 de novembro de 2020 retornou ao Pai onde olha e intercede por todos nós.

2021

Pouco tempo após a sua partida, em 2021, foi criado o Memorial Padre Graziano Cirina que tem por objetivo promover o conhecimento da sua vida como modelo de vivência cristã, sacerdotal e cidadã, preservando e resgatando sua memória e legado para assim dar continuidade a seus projetos e sonhos.