Estarei sempre convosco

Compartilhe esse post

Homilia da Festa Ascensão do Senhor – Ano A

(02/06/2014)

Leituras:

At 1,1-11

Sl 46(47),2-3.6-7.8-9 (R. 6)

Ef 1,17-23

Mt 28,16-20

Celebramos hoje a festa da Ascensão. Jesus terminado sua missão aqui na terra volta para o céu “a direita do Pai”, como rezamos na profissão de fé. Antes disso, porém envia os apóstolos em missão para evangelizar o mundo.

Para os apóstolos deve ter sido uma surpresa; não a volta de Jesus de onde ele veio, mas o momento que isso aconteceu. Talvez pudessem imaginar que o Reino de Deus iniciado por Jesus estaria realizado na terra. Mas, ao contrário disso, muito ainda precisava ser feito, porque o mundo estava bem longe daquilo que Deus gostaria que fosse. Os apóstolos percebem logo que esta grande missão ficaria para eles. O grande tesouro de Cristo era confiado em suas mãos. Isso não aconteceria apenas com suas forças. Jesus promete que estará sempre com eles.

Jesus volta para o céu, mas permanece conosco, no meio de nós, nas suas comunidades, na sua Igreja. Jesus não abandona os apóstolos, mas estará sempre com eles. Domingo que vem, veremos como no Pentecostes eles receberão o Espírito prometido por Jesus, que dará a eles forças e os fará lembrar tudo que Jesus disse. A ascensão de Jesus abre o tempo da Igreja, tempo dos discípulos, das comunidades. Tempo que dura até os nossos dias.

Isto significa que a grande missão dos apóstolos hoje está em nossas mãos. A todos nós batizados, padres ou não, homens e mulheres, jovens e anciãos, de qualquer lugar do mundo, é confiada a grande missão de continuar a obra de Cristo. Podemos nos perguntar como Deus confia tanto em nós, em nos deixar uma missão tão importante. Podemos até ficar preocupados, mas não podemos pensar que estamos sozinhos, Ele está conosco.

A vida do batizado muda radicalmente sua visão. Hoje muitas pessoas pensam na vida apenas como algo para curtir, aproveitar, ganhar. Este verbo tem em comum uma visão interesseira, individualista em relação ao mundo. Mesmo em relação a Deus, muitas pessoas enxergam apenas o que Deus pode fazer para elas. São as pessoas mais afastadas da fé, que em momentos difíceis dizem: “porque Deus fez isso comigo”. É uma maneira incoerente de viver: tudo que é bom na vida é fruto das pessoas que souberam aproveitar, tudo o que não é bom é culpa de Deus!

Mesmo acreditando na beleza da vida o batizado deve pensar diferente. Ele não se coloca no centro das atenções, no centro do seu mundo, mas considera a vida um presente de Deus e se coloca a serviço Dele. O batizado é um instrumento de Deus. Como é bonito poder ser um instrumento de Deus para que o Seu amor possa chegar a todos, especialmente os que mais precisam. Jesus quis que nós continuássemos a Sua obra e hoje se aproxima dos homens por meio de nós. Ele conforta, consola, e cura por meio de nós. Se eu não me colocar a serviço de Deus, vou perder inúmeras possibilidades de ser instrumento do seu amor. O evangelho será uma palavra viva se será vivo nos nossos corações. E desta maneira que ele será sempre conosco e continuará a construção do Reino de amor e paz!

Homilia publicada originalmente no site da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Navegue pelas tags e descubra mais sobre esse tema

Veja mais espiritualidades do padre Graziano