O Amor derramado

Compartilhe esse post

Solenidade de Pentecostes – Ano A

(30/05/2020)

Leituras:

At 2,1-11a

Sl 103(104),1ab.24ac.29bc-30.31.34 (R. cf. 30)

1Cor 12,3b-7.12-13

Jo 20,19-23

Sim, amor derramado em nossos corações. O Espirito Santo amor eterno do Pai e do Filho. Este domingo vivemos o Pentecostes: início de uma Igreja viva e missionária que sabe falar as línguas dos homens, isto é, aquela palavra que alcança o intimo da alma, que promove fé e oração, que move os corações para a mudança significativa e real da própria vida.

Entendo que não pode existir Pentecostes uma vez por ano. Os apóstolos, a partir de Pentecostes, abriram o seu coração para o Espirito Santo e se deixaram alimentar para “força que vem do alto” em todas ações das suas comunidades.

Receber o Espirito Santo significa se comprometer com Jesus Cristo e a sua pregação sobre o Reino de Deus, isto é, o mundo da maneira de Deus. A Experiência do Espirito Santo é uma comunhão constante com o amor de Deus e a sua luz. Mesmo sendo uma experiência pessoal, que depende do nosso sim individual (não individualista), o Espirito nos torna um só corpo, uma só alma, nos faz comunidade, família do Senhor.

Desejo a todos que esta força do alto, amor de Deus derramado em nós, nos de a coragem de nos doar, de amar o nosso próximo, de perdoar com generosidade para sustentar famílias e comunidades no poder da misericórdia. Que o Espirito Santo nos faça viver uma aliança de amor e compaixão com os pobres e necessitados, doentes e tristes, abandonados, sofridos e excluídos, para que sejamos no nosso tempo testemunhas da ternura de Deus.

Diga seu sim, abra sua vida as os horizontes maravilhosos do plano de Deus, que não colocou ninguém de nós neste mundo apenas para fazer número ou esconder nossos talentos (carismas) por causa do medo e da falta de compromisso.

Vinde Espirito Santo, usa-nos, para que o Amor de Deus, transforme o nosso mundo!

Homilia postada originalmente no Facebook pessoal do padre Graziano em 30 de maio de 2020

Navegue pelas tags e descubra mais sobre esse tema

Veja mais espiritualidades do padre Graziano