Caminhando olhando o céu

Compartilhe esse post

Homilia da Solenidade da Epifania do Senhor

(Ano A – 08/01/2017)

Primeira Leitura (Is 60,1-6)

Responsório (Sl 71)

Segunda Leitura (Ef 3,2-3a.5-6)

Evangelho (Mt 2,1-12)

Dentro da tradição cristã hoje se celebra a manifestação de Jesus ao mundo fora da cultura judaica, representado por estes reis/astrólogos que levam os dons ao Menino Deus: ouro porque é Rei, incenso porque é Deus, mirra porque é homem que irá sofrer e morrer. O Evangelho de Mateus foi escrito com este sentido de um Deus que se manifesta a todos e não apenas aos judeus.

Neste trecho do evangelho da Epifania encontramos duas grandes imagens que podem nos acompanhar. A caminhada de magos que não eram crentes, mas buscavam a verdade e se deslocaram geograficamente e culturalmente da própria terra e do próprio povo em busca da verdade e encontraram o próprio Deus.

Mateus quer dizer a todos os leitores do seu evangelho e, portanto, a nós também: se você deseja encontrar a Verdade você deve se colocar em viagem, precisa sair e buscar, cair e levantar, sair do próprio conforto. Quem tenta encaixar Deus no seu esquema de vida evitando que esta presença cause mudanças, não vai encontrar Deus, assim como os escribas e doutores da lei, assim como Herodes: uns, pois não queriam sair do templo, outros, pois não queria sair do seu palácio real.

Mas não tem como encaixar Deus nos nossos esquemas, ele quebra nossos esquemas de vida, nossos modelos de vida e nos leva para sua vida: Deus nos dá muito mais do que os nossos esquemas de vida. Este é um maravilhoso input para o ano que acabamos de começar. Enquanto os Magos caminhavam sem saber, nós temos conhecimento do “esquema” de Deus revelado por Jesus Cristo, nós temos o seu evangelho.

Outro sinal é a estrela luminosa, este olhar para o céu: caminhar na terra, mas olhando para o céu, buscando luz, buscando força, santidade, plenitude. A vida dos nossos tempos é profundamente amarrada às coisas da terra: interesses, divisões, poder, sucesso, riqueza, desprezo dos diferentes…; precisamos de luz como muito bem profetizou Isaias:

“Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor.

Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti.

Os povos caminham à tua luz…”

(Is 60, 1-3)

Precisamos atingir a esta luz de Deus, o Espírito Santo, a Luz da Palavra, para que nossa vida possa ir além das trevas de uma vida amarrada as misérias humanas; e o pior é quando acreditamos que estas misérias humanas são inevitáveis, ou pior ainda são importantes “pois a vida é assim”.

Podemos ter uma vida brilhante profissionalmente e humanamente sem atingir aos pecados do mundo, ao contrário vivendo na luz de Deus, na sua verdade.

Padre Graziano Cirina | 08/01/2017

https://sousagradosoufeliz.com/homilia-epifania-do-senhor.html

Navegue pelas tags e descubra mais sobre esse tema

Veja mais espiritualidades do padre Graziano