Aprender a dizer “SIM” a Deus – Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Compartilhe esse post

Nesse dia 8, o tempo do Advento se enriquece com a festa da Imaculada Conceição. Maria, a mulher do sim a Deus, permite que o plano de Deus aconteça. A presença de Maria entra no nosso advento e nos ensina a dizer o nosso sim. Podemos questionar mil vezes por que Deus precisou do sim de Maria, por que o todo poderoso precisou do “sim” de uma jovem preparada pelo Espírito Santo e Imaculada. Mas esta é a revelação do evangelho que foi escrito sabendo que isso podia escandalizar, podia tirar crédito do texto sagrado. Maria é, portanto, modelo do nosso advento: a coragem de ficar grávida pela ação de Deus, coragem de ser a mãe do próprio Salvador.

Maria então nos revela um mistério que continua vivo entre nós. Deus não age sem o nosso sim, não leva para frente o seu projeto sem o nosso sim.

Isso precisa mudar a nossa maneira de viver a fé!!!

Continuamos querendo um Deus que resolva tudo, mas estamos a frente de um Deus que nos transforma e que para isso precisa do nosso SIM. Continuamos querendo um Deus todo poderoso que use toda sua força para resolver os problemas do mundo, mas estamos a frente de uma jovem grávida que não tem nem um lugar para parir, estamos a frente de um Deus que se faz menino, pequeno, frágil, em perigo de vida desde o seu nascimento.

A presença de Maria no Advento nos ensina a dizer Sim a Deus, deixar que assim como aconteceu com ela, o Senhor possa também contar conosco.

É impressionante como todo o plano da Salvação de Deus, centrado na encarnação do Filho, fica na espera de uma jovem: Maria. Deus esperou o Sim de Maria, um sim que para ser verdadeiro podia contar com a possibilidade de ser Não, caso contrário não seria um Sim autentico.

Deus não nos trata como fantoches, mas como filhos de verdade. Quando Maria responde ao anjo, faça-se em mim segundo a tua Palavra, eis aqui a serva do Senhor, está oferecendo sua vida para que a obra de Deus se realize.

Maria modelo da nossa fé, mulher do Advento, mostra que ter fé em Deus não é simplesmente acreditar nele, mas dizer a ele o nosso SIM, colocar nossa vida em jogo no seu plano de amor.

Padre Graciano Cirina

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Homilia postada originalmente em 08/12/2019 no site da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Navegue pelas tags e descubra mais sobre esse tema

Veja mais espiritualidades do padre Graziano