Uma Semana Santa para nos santificar

Compartilhe esse post

Homilia do Domingo de Ramos 2019 – Ano C

(15/04/2019)

No domingo de Ramos damos início a Semana Santa! Começa com uma procissão de alegria e louvor pelo Mestre que entra na cidade santa como Salvador do povo. O evangelho nos relata que as pessoas colocavam suas roupas no chão para que Jesus passasse em cima delas.

O Domingo de Ramos continua com a celebração dentro da igreja, onde é proclamada a Palavra de Deus, e principalmente o relato da Paixão e Morte de Nosso Senhor, segundo a versão do evangelista Lucas¹. Relato que começa com a Santa Ceia, passa pela agonia no horto das oliveiras, o beijo traidor de Judas, a prisão de Jesus, Pedro que nega conhecer Jesus por três vezes, os soldados que espancam Jesus caçoando dele, a falsa acusação do Sinédrio de se fazer de Filho de Deus, o diálogo com Pilatos, a ida até Herodes, a decisão de Pilatos de dar um castigo e soltá-lo pois não havia nada contra ele, e a gritaria do povo que continuava tão forte pedindo “crucifica-o”, que Pilatos acabou entregando-o a vontade deles. A subida para o monte Calvário, a crucificação junto de dois malfeitores, o perdão aos soldados e ao bom ladrão, a sua morte após o grito “Pai em tuas mãos entrego o meu espírito”.

Nestes fatos históricos existe o grande mistério de um Deus que deu sua vida por nós. O mistério da injustiça e crueldade que Jesus foi capaz de transformar em amor sem limites. Esse amor sem limites, amor de Deus para conosco, deveria ser o centro da Semana Santa. Santa na medida que seremos capazes de acolher o amor de Deus por cada um de nós. A santidade está no amor que transforma nossas vidas e nos torna capazes de nos doar, como disse Jesus: “ninguém tem amor maior, daquele que da sua vida pelos irmãos” (cf Jo 15,13).

Não vivemos tempos bonitos. Os problemas que vêm se acumulando na sociedade brasileira estão desanimando o povo. Tem muita gente acreditando mais na força de um revólver, do que na força do amor. Tem muita gente, inclusive das nossas comunidades, que acham que tem direito de sentir ódio e não fazem nada para esconder isso, ao contrário estão sempre manifestando isso como modelo e solução para o nosso amado Brasil(!). Uma lástima ver isso acontecer, pois a única força que tem o ódio é de destruição. Jamais um país poderá ser construído sobre o ódio e a violência.

A Semana Santa de Jesus nos propõe outros caminhos. Caminhos de justiça, de paz, de solidariedade, de fraternidade. Sobre estes valores se pode construir uma nova sociedade. Não será fácil, nem rápido. A destruição acontece rapidamente. A construção demora, precisa de tempo, planejamento, organização. Precisa começar da base, das famílias, das crianças, dos jovens. Aliás, precisa começar do nosso coração, do meu, do seu. Nos aproximando do coração de Cristo revelado em maneira especial nas celebrações desta Semana de santidade. Apenas pessoas renovadas por dentro terão a força de iluminar o processo de uma nova sociedade. Como dizia o grande Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

Jesus aparentemente derrotado na cruz mostrou com a sua vida a mudança que ele queria para o mundo. A nossa santificação passa pelo seguimento de Jesus, pela força da sua palavra e dos seus gestos.

Boa semana Santa a todos!

Padre Graciano Cirina

¹Padre Graziano escreveu essa homilia em 2019, portanto no ano litúrgico C e em 2022 estamos no ano A e vemos a narrativa segundo o evangelista Mateus.

Homilia publicada originalmente no site da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Navegue pelas tags e descubra mais sobre esse tema

Veja mais espiritualidades do padre Graziano