Pescadores do bem

Compartilhe esse post

Homilia do IIIº Domingo do Tempo Comum

Leituras:

Is 8,23b-9,3

Sl 26(27),1.4.13-14 (R. 1a.1c)

1Cor 1,10-13.17 ou ou mais breve 4,12-17

Mt 4,12-23

Após 30 anos de silêncio na cidade de Nazaré, Jesus inicia a sua missão perto de Cafarnaum, na beira do mar da Galileia. Anuncia que o Reino de Deus está próximo e por isso precisa de conversão.

Nisso parece que após a morte de João Batista continuaria sua Missão, já que ele praticava o Batismo de conversão. Mas logo Jesus mostra uma diferença querendo ir pelas aldeias e pequenas cidades anunciando a Palavra no meio do povo.  Ali acontece o chamado de Pedro e André, João e Tiago, que eram pescadores.

O Chamado! Jesus dá até um endereço a este chamado: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” (cf Mt 4, 19). Jesus chama a ser como Ele, porque o grande interesse de Cristo são as pessoas: não os reinos, não o poder, mas os homens, as mulheres, as crianças. O Reino de Deus é o mundo onde o ser humano é colocado no centro de tudo. O reino de Deus se importa com a vida que acontece dentro de nós.

É só ver a vida de Jesus: ele tinha gestos de compaixão com os mais sofridos e realizava suas curas com leprosos, cegos, paralíticos e possuídos. Tinha também palavras para ensinar a todos como viver melhor, como se livrar das atitudes e sentimentos que afastam o homem da felicidade e da comunhão com Deus. Tinha palavras para nos libertar dos males que afligem a vida dos homens. Tinha não, ainda tem! Porque os séculos passam, mas o ser humano sempre sofre dentro de si pelos mesmos males.

Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez. (cf Mc 7,21-22)

Só pensando na nossa vida, nós percebemos que são sempre os mesmos males que nos afligem, que acabam com a nossa vida. Claro que em cada tempo e cultura esses males do ser humano adquirem uma maneira diferente de se manifestar, mas são sempre os mesmos.

Por isso os pescadores da Galileia são chamados a pescar homens, isto é, a ajudar os homens a encontrar o sentido verdadeiro de sua vida se livrando de toda maldade que o nosso coração pode produzir.

Não vamos nos iludir que essa é uma função de poucos, porque todos somos chamados a vencer o mal e ajudar o nosso próximo a fazer o mesmo. Para Jesus esta vitória sobre o mal só se dá praticando o bem, aprendendo a ter os bons sentimentos que nos levam a agir bem.

A injustiça se vence com a justiça. A violência se vence com a paz. A vingança com o perdão e assim em diante. Cabe a nós tirar estas palavras da teoria e colocá-las decididamente em prática. Jesus nunca foi um teórico, mostrou que as mudanças verdadeiras só nascem de comportamentos novos.

Padre Graziano

Homilia publicada originalmente no site da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em 23/01/2017

Navegue pelas tags e descubra mais sobre esse tema

Veja mais espiritualidades do padre Graziano